O Nordeste é a região com menor número de pessoas com contas bancárias do país. O dado foi revelado pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado ontem. O levantamento ouviu 2.770 pessoas nas cinco regiões brasileiras e apontou que 39,5% dos brasileiros não possuem conta bancária. O percentual cresce bastante nas regiões Nordeste e Norte, onde 52,6% e 50% das pessoas, respectivamente, estão fora do sistema bancário.
Pesquisa divulgada ontem considera o acesso aos bancos um indicativo de cidadania, como o saneamento básico. Foto: Arquivo/DB/D.A Press´Isso é um indicador de subdesenvolvimento. Quanto mais desenvolvido um país, mais
o sistema bancário é capilarizado. Outra questão constatada é que existe um equívoco na maneira de entender a função dos bancos no Brasil. Um percentual pequeno associa aos bancos a função primeira de oferecer crédito`, analisa Milko Matijascic, chefe da Assessoria Técnica do Ipea.
Segundo a pesquisa realizada pelo instituto, apenas 4,5% das pessoas entendem como função das instituições financeiras ´emprestar dinheiro`. Para a maioria (62,1%), os bancos servem para ´movimentar e guardar dinheiro`, enquanto para 29,5% funcionam para ´oferecer produtos/serviços e pagar contas`. Esse entendimento independe da faixa de renda dos entrevistados.
Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/01/12/economia5_0.asp
Mais de 50% não têm conta bancária no NE
Mais de 50% não têm conta bancária no NE
Unknown
Rating: 5
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário: