Lomadee

Microsoft volta a enfrentar desconfiança do mercado



Divulgação
Mercado de computadores patina e empresa tem dificuldade de entrar em novos setores
Divulgação
Steve Ballmer, chefe da Microsoft, mostra aparelhos com o novo sistema Windows Phone 7. Há indícios de que celulares com o software não estão vendendo bem
Mas, nesta semana, com ações cotadas um pouco abaixo dos valores do ano passado, a maior produtora mundial de softwares deve divulgar que registrou um lucro mais baixo no último trimestre, por causa da queda nas vendas de computadores pessoais, e enfrenta dificuldades para convencer os investidores de sua capacidade de conquistar espaço nos mercados de celulares e tablets.Há um ano, a Microsoft superou todas as projeções de receita de Wall Street com as vendas explosivas de seu novo sistema operacional Windows 7 e alardeava otimismo sobre a recuperação no investimento em tecnologia.
Tim Bajarin, presidente da Creative Strategies, uma companhia de pesquisa de mercado do setor de tecnologia, diz que "a Microsoft continua a ser um colosso nos computadores, e as máquinas equipadas com Windows continuam a vender mais de 300 milhões de unidades ao ano".
– Mas eles não conseguiram encontrar lugar na revolução dos smartphones, e mesmo que tenham sido os primeiros a defender o tablet, a Apple alterou o conceito do produto e deixou a Microsoft para trás.
A maioria dos investidores diz que a empresa teve um trimestre sólido, mas há uma preocupação sobre o volume de vendas do novo Windows para celulares. Sid Parakh, analista na McAdams Wright Ragen, diz que tablets como o iPad também influenciam nos resultados da empresa.
– A questão passa a ser se o iPad rouba mercado dos produtos existentes da Microsoft ou se é um novo item de gasto no orçamento de eletrônica. Creio que seja um pouco dos dois.
As vendas de computadores pessoais, que representam o melhor guia para a situação geral da Microsoft, cresceram apenas 3,1%no trimestre final de 2010, de acordo com a consultoria Gartner. O ano como um todo não confirmou o otimismo inicial, com alta de 13,8% nas vendas, bem abaixo dos 19,2% previstos para o período.

Post Relacionados

Noticias
Tecnologia
Internacional
Microsoft volta a enfrentar desconfiança do mercado Unknown Rating: 5

Nenhum comentário: