Lomadee

Concurso para agente de combate a endemias e agente comunitário tem mais de 2.092 candidatos inscritos



Mais de 2.092 pessoas disputam, na tarde desse domingo (20) uma chance uma chance de tornarem-se servidores públicos na área da saúde. São os candidatos inscritos no concurso aberto pela Prefeitura de Campo Grande para agente de combate a endemias e agente comunitário de saúde, com a oferta de 20 vagas e de 80 vagas, respectivamente. A prova escrita está sendo
aplicada nas unidades VI, VII, X e XI da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A realização é da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul.

Um misto de ansiedade, apreensão e expectativas com as novas perspectivas de vida era sentido por alguns candidatos inscritos no concurso, minutos antes de adentrarem as salas da Unidade VII da UFMS onde iriam fazer a prova escrita. Como Keyla Parente da Silva, de 29 anos. O filho de quatro meses, deixado em casa com a avó, é segundo ela o motivo principal de sua inscrição ao concurso. “A gente pensa na segurança que o emprego público oferece, o desemprego é grande é não é fácil a gente tentar trabalhar por conta própria”, admitiu Keyla ao manifestar a intenção de dar continuidade ao curso de técnico de enfermagem, caso seja aprovada no concurso.

Aos 53 anos, o piscineiro Wilson Pedro de Souza sabe bem o que representa o trabalho do agente de endemias, cargo para o qual disputa uma vaga. É bom saber que a gente pode colaborar no combate à dengue. “Infelizmente, a gente ainda vê muitas pessoas sem consciência de que todos precisam fazer a sua parte pra que a doença não apareça”, destacou Wilson demonstrando muita disposição em fazer parte da equipe da Secretaria Municipal de Saúde que atuará no combate à dengue. Em sua profissão, ele disse que ainda vê muito descaso no cuidado com as piscinas que, se não tratadas, tornam-se um grande foco de proliferação do Aedes aegypti.

Video

Você precisa atualizar sua versão do Flash Player©.

Get Adobe Flash player



O sentimento de pode fazer um trabalho em prol da sociedade foi fator preponderante na decisão de Cleberson Vilalba Cáceres, de 33 anos, de candidatar-se a uma vaga de agente comunitário de saúde. “O salário é um pouquinho do que o que eu ganho hoje, mas é importante a gente saber que vai pode ajudar a combater não só a dengue, mas também a leishmaniose”, considerou Cleberson que atualmente trabalho como auxiliar de serviços gerais na Santa Casa de Campo Grande.

Para a operadora de caixa Evelyn Corrêa, de 23 anos, foi a estabilidade no emprego que a levou a prestar o concurso. Além disso, sabe que como agente de combate a endemias, cargo para o qual disputa uma vaga, terá uma atividade importante par as condições de saúde da população. “Ainda mais com essa epidemia, quanto mais gente ajudar melhor”, argumentou Evelyn que, caso aprovada, deixará de atuar como operadora de caixa.

O concurso – No total foram inscritos 1.305 candidatos para o cargo de agente de endemias e 786 para agente comunitário de saúde. Para este último foram abertas vagas somente para áreas onde não havia mais candidatos aprovados e para novas áreas, criadas em 2012. Além da prova escrita aplicada hoje, os candidatos que passarem por essa fazer farão um teste de aptidão física (TAF) e curso introdutório, no caso dos agentes de combate a endemias. O salário é de R$ 642,96 para uma carga horária de 40 horas semanais.


Fonte/Autor: Mônica Ferreira Mtb/MS 138


Post Relacionados

Concurso para agente de combate a endemias e agente comunitário tem mais de 2.092 candidatos inscritos Unknown Rating: 5

Nenhum comentário: