Lomadee

Codiretores brasileiros comentam a indicação de documentário ao Oscar



Divulgação/Downtown Filmes
João Jardim e Karen Harley falam sobre a participação de Lixo Extraordinário no prêmio



Os indicados ao Oscar 2011 foram anunciados nesta terça-feira (25) e o Brasil tem um representante: o documentário Lixo Extraordinário, que chegou às telonas na última sexta (21), e é dirigido pela inglesa Lucy Walker e pelos brasileiros João Jardim e Karen Harley.

O filme mostra o trabalho de Vik Muniz no Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário do mundo, localizado na periferia do Rio de Janeiro.

Lá, o artista plástico fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente.

Por meio de um comunicado oficial enviado à imprensa, Jardim manifestou alegria por seu trabalho estar na disputa da premiação mais importante do cinema.

- A indicação da Academia joga luz sobre o universo dos catadores e o trabalho de arte feito com material reciclável. A mistura do olhar estrangeiro com o olhar brasileiro deu força para o filme.

Já Karen comentou sobre a importância do longa na vida dos catadores de lixo.

- A indicação ao Oscar dará mais visibilidade à causa dos catadores. Veio na hora certa já que o aterro de Jardim Gramacho será fechado em 2012.

Post Relacionados

Codiretores brasileiros comentam a indicação de documentário ao Oscar Unknown Rating: 5

Nenhum comentário: